sábado, 28 de abril de 2012


OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE

O meio ambiente é composto por recursos naturais como a água, o ar, a fauna, a flora, os seres humanos, bem como uma série de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais.
Ao estudar um ser vivo, compreendemos como ele vive e como ele se relaciona com tudo que o cerca.
A área da ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente onde vive é denominado de ecologia.
A palavra ecologia vem do grego oikos que significa casa e logos que significa estudo, ou seja, ecologia é o estudo da casa dos seres vivos.
ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA
- Biosfera – A biosfera é formada por todos os ambientes da Terra onde pode existir vida. Existe na Terra uma grande variedade de ambientes, cada ambiente favorece a existência de determinadas espécies de seres vivos  que se relacionam  formando verdadeiras comunidades biológicas.
- Ecossistema  –  É o conjunto de interações dos seres vivos entre si, fatores bióticos, e deste com o ambiente físico, o solo, a água, o ar, o clima, os fatores ditos abióticos. 
- Comunidade - é o conjunto de populações que existe em um ambiente físico. Os animais, as plantas, as algas, os fungos, as bactérias etc.
- População - é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em uma região.  Em um ecossistema geralmente encontramos vários seres vivos de diferentes espécies formando diferentes populações
- Espécie - Os seres vivos são considerados da mesma espécie quando se cruzam entre si de forma natural  e geram descendentes férteis.

- Habitat – O habitat de determinado ser vivo é o local onde ele vive, é o seu endereço. 
- Nicho ecológico – O modo de vida de uma espécie, as atividades que ele realiza, do que ele se alimenta como ele se reproduz, todos os seus hábitos no seu habitat, compreende o seu nicho ecológico.
AS INTERAÇÕES NUM ECOSSISTEMA
Num mesmo ecossistema, quando duas espécies de seres vivos têm os mesmo nichos ecológicos, haverá competição entre elas.
A competição ocorre quando indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes disputam alguma coisa no ambiente, como por exemplo: Parceiro para acasalamento, alimentos, lugar para morar, água etc.
Nos seres de mesma espécie ou espécie diferentes quando a competição se torna muito grande a espécie menos adaptada migra para outras regiões ou muda seus hábitos alimentares, o que pode levar a sua extinção.
Esse tipo de relação funciona como mecanismo de seleção natural, pois os indivíduos que conseguem vencer a competição podem provocar o desaparecimento da outra espécie ou a sua mudança de hábitat. Se os nichos ecológicos de duas espécies diferentes forem também diferentes, não haverá competição entre elas.
 A competição é um tipo de relação ecológica. Existem outros tipos de relações ecológicas
RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Estas relações podem ser:
§  Relações harmônicas - Ninguém é prejudicado.
§  Relações desarmônicas – Alguém é prejudicado.
§  Relações interespecíficas – Entre espécies diferentes.
§  Relações intra-específicas – Dentro da mesma espécie.

Tipos de relações
- Colônia – Existe ligação física (anatômica) entre os indivíduos.
- Sociedade – Não existe ligação física (anatômica) entre os indivíduos
.
RELAÇÕES HARMÔNICAS INTERESPECÍFICAS

- Mutualismo – É um tipo de relação obrigatória onde às espécies se beneficiam e não podem sobreviver separadamente.
- Comensalismo: Nesta relação uma espécie é beneficiada em termos alimentares e a outra é indiferente, em termos de custo-benefício.
- Inquilinismo: Esse tipo de relação ocorre quando uma espécie vive sobre a outra ou no interior de uma espécie hospedeira a fim de se proteger ou conseguir recursos para sua sobrevivência, sem que a outra seja prejudicada.
- Protocooperação: Neste tipo de relação às espécies vivem trocando benefícios, mas elas podem se separar. Não tem caráter obrigatório


RELAÇÕES DESARMÔNICAS INTRA-ESPECÍFICA

- Competição intra-específica – indivíduos da mesma espécie competindo entre si por alimentos, fêmeas etc.
- Canibalismo – Relação negativa onde um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie
Relações desarmônicas interespecíficas
- Parasitismo: Uma espécie parasita outra como forma de obter alimento. A espécie parasitada é denominada de hospedeiro e  se prejudica com a relação.
 - Predatismo: Ocorre quando uma espécie de animal captura, mata e come indivíduos de outra espécie animal. Esse tipo de relação é importante porque  regula a densidade populacional de presas e predadores.