sexta-feira, 28 de junho de 2013

NUTRIÇÃO ORGÂNICA DAS PLANTAS


NUTRIÇÃO ORGÂNICA DAS PLANTAS

As substâncias orgânicas que nutrem uma planta são produzidas por meio da fotossíntese em células denominadas de cloroplastos, localizadas principalmente nas folhas.



Nesse processo, as moléculas de água e do gás carbônico, participam das reações que dão origem as substancias orgânicas, tendo a luz com fonte de energia.
A substância produzida na fotossíntese é denominada de seiva floemática ou seiva orgânica.
O gás carbônico necessário a fotossíntese penetra nas folhas através dos estômatos.

ESTÔMATOS

Cada estômato é formado por duas células guardas rico em cloroplastos e circundado por células acessórias com bastante suprimento hídrico.
Entre as células guardas existe uma abertura denominada de ostíolo, que permite as trocas gasosas com o meio ambiente.


A abertura e o fechamento dos ostíolos dependem do suprimento hídrico na planta.
Muita água os ostíolos ficam abertos, pouca água os ostíolos se fecham.
Ao abrir o ostíolo os estômatos permitem a entrada de gás carbônico e a saída de água, isto é sua taxa de transpiração aumenta transpiração estomática.
Ao fechar o ostíolo, a planta perde água apenas pela cutícula, transpiração cuticular. 

FATORES QUE AFETAM A ABERTURA DOS ESTÔMATOS
  • Intensidade luminosa
  • Concentração de CO2
  • Suprimento de água

FATORES QUE AFETAM A FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese é afetada por diversos fatores, entre os quais se destaca
  • Concentração de CO2
  • Temperatura
  • Luminosidade

RELAÇÃO ENTRE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO

A planta utiliza parte dos produtos da fotossíntese como fonte de energia para o funcionamento de suas células. Isso ocorre por meio da respiração celular, processo em que moléculas orgânicas e de gás oxigênio se combinam originado gás carbônico e água. A fotossíntese é um processo inverso, a planta transforma gás carbônico e água originando a seiva orgânica.
Veja as equações abaixo


Durante o dia a plante realiza a fotossíntese e respiração. Durante a noite a planta deixa de realizar a fotossíntese, mas não de respirar.

ANÉIS DE MALPIGHI

É a remoção de parte da casca, formando um anel no caule, interrompendo os elementos floemáticos e bloqueado o fluxo de seiva orgânica.



CONDUÇÃO DE SEIVA ORGÂNICA


A seiva orgânica é transportada pelos vasos floemáticos do local de sua produção para todas as partes da planta de acordo com a hipótese do fluxo de massa ou desequilíbrio osmótico. Os produtos são transportados do gradiente de maior concentração para o de menor concentração. 
NUTRIÇÃO MINERAL DAS PLANTAS.

Por meio da fotossíntese, as plantas produzem a matéria orgânica necessária para constituir seus corpos e para obter energia para o metabolismo.
A  fonte de energia é a luz solar a as matérias primas são o gás carbônico do ar e a água.
Os produtos formados são os glicídios, que são usados pelas plantas como nutrientes, e o gás oxigênio, parte deste é usado na respiração e outra parte é eliminada para o meio ambiente.
Alem da água as plantas retiram do solo os sais minerais, necessários ao seu metabolismo.
O gás carbônico, a água e os sais minerais fornecem a planta todos os elementos químicos necessários para a síntese de substâncias orgânicas.

  
Alguns elementos químicos são necessários em quantidades maiores, os macronutrientes e outros em quantidades menores, os micronutrientes.


Se faltar a planta algum elemento químico essencial, ela poderá apresentar sintomas específicos da deficiência.
A água e os sais minerais, que juntos compões a seiva inorgânica ou xilemática penetram nas plantas pelas extremidades  da raiz na zona pilífera.
Depois de atravessar a epiderme o transporte da seiva xilemática ocorre de duas formas:
Transporta apoplasto -   Pelos espaços externos, entre as membranas celulares das célula.
Transporte simplasto – Através do citoplasma das células epidérmicas.




A seiva que se desloca pelos apoplasto rumo ao cilindro central ao chegar à endoderme são barrados, assim para penetrar ao cilindro central precisam atravessar a membrana plasmática das células endodérmicas.
A seiva mineral ou inorgânica é conduzida até as folhas por um fenômeno denominado de “Teoria da coesão-tensão.” Força gerada pela perda de água na forma de vapor durante a transpiração.