quinta-feira, 21 de outubro de 2021

 

reino animal ou animália

reino animal ou animália é composto por seres multicelulares, eucariontes e heterotróficos.

Divisão do reino

Para facilitar o estudo, o reino animal  foi  dividido em dois grupos principais:

1.    Os vertebrados, que são os seres vivos que possuem vértebras, coluna dorsal e crânio,

2.    Os seres invertebrados, que não possuem vértebras, são os animais também pluricelulares, mas que não possuem parede celular.

                                     Características do Reino Animal

1.    Eucariontes: células com núcleo diferenciado, ou seja, envolvido por membrana;

2.    Heterótrofos por ingestão: necessitam ingerir outros seres vivos, pois não produzem o próprio alimento;

3.    Pluricelulares: corpo formado por muitas células com funções específicas;

4.    Aeróbicos: respiram o oxigênio que retiram do ar ou da água, conforme o meio em que vivem;

5.    A reprodução é sexuada nos vertebrados, (ou seja, envolve a união de gametas). Assexuada em alguns invertebrados

6.    Formados por tecidos e órgãos, com exceções dos filos mais simples como os Poríferos;

7.    Presença da blástula: esfera de células, oca, com líquido no interior. É a segunda fase de segmentação das células no desenvolvimento embrionário depois da formação do zigoto (mórula-blástula-gástrula-nêurula).

8.    São Celomados: uma cavidade embrionária presente em todos os vertebrados, sendo que os platelmintos são pseudocelomados e os poríferos não possuem;

9.    Apresentam simetria bilateral: duas metades do corpo simétricas. Também pode acontecer a simetria radial (vários planos longitudinais a partir do centro do corpo, exemplo: equinodermos) ou ainda ausência de simetria (esponjas).

10. Respiração aeróbica: A respiração desses animais acontece de forma aeróbica, ou seja, precisam do oxigênio obtido através do ar ou da água para sua sobrevivência.

 

Reino Animal: vertebrados

Segundo a ordem da Taxonomia, o Reino Animal possui filos muito importantes  como: PoríferosCnidáriosPlatelmintosNematelmintosAnelídeosArtrópodesMoluscosEquinodermos e Cordados.

Este último, o Filo dos Cordados, é o mais complexo evolutivamente e possui importantes classes: PeixesAnfíbiosRépteisAves Mamíferos. Esses animais  possuem como principal característica a presença da coluna vertebral e da medula óssea.


                                             Filo dos Cordados

Peixes: são animais que possuem a pele coberta por escamas. Sua respiração acontece de maneira aeróbica, através dos brônquios. Exemplos dessa classe: tucunaré, lambari, bagre, pirarucu, sardinha, cação, peixe-beta, tubarão. 


2.   Anfíbios: apresentam pele lisa, úmida, sem pelos, nem escamas. Assim como os peixes, sua respiração é bronquial na fase larval. Quando crescem, sua respiração passa a ser pulmonar. Exemplos de anfíbios: sapo, salamandra, rã, tritão. 


3.   Répteis: a pele desses animais é coberta por escamas. Outra característica importante é serem pecilotérmicos, que consiste na incapacidade de regular a temperatura do próprio corpo. A respiração deles é feita através dos pulmões. Exemplos dessa categoria: tartarugas, cobras, serpentes, jacarés e iguanas.


4.   Aves: seu corpo é coberto por penas e também possuem patas e asas. Nem todos conseguem voar. Diferente dos répteis, as aves são homeotérmicas, isto é, conseguem controlar a temperatura corporal. 

5.   Mamíferos: apresentam pelos em todo corpo. No caso dessa classe, a fêmea que alimenta os filhotes com o leite de suas mamas. Os seres humanos se encaixam nessa categoria. Também respiram pelo pulmão e conseguem regular a temperatura dos seus corpos. Exemplos de mamíferos: boi, cachorro, girafa, macaco, tamanduá, leão, onça, jaguatirica, baleia, lontra, hipopótamo, tigre, gato, urso, ariranha, etc. 

                                    Reino Animal: invertebrados

reino animal dos invertebrados: é maior que o grupos dos vertebrados, cerca de 94% dos animais do mundo são invertebrados.  Diferente dos vertebrados, não possuem coluna vertebral e a maioria não possui cérebro. São animais pluricelulares, ou seja, seu organismo é composto por várias células, cada uma com uma função específica. Confira os grupos abaixo:


1    Poríferos: são animais que vivem em água doce ou salgada, sua alimentação é feita por filtração, além disso, seu corpo não possui músculos, órgãos internos, sistema nervoso nem sistema digestório. São seres sésseis, quer dizer, não conseguem se locomover. Exemplos: esponjas do mar


1.    Cnidário: São animais que possuem uma cavidade gastrovascular e uma abertura única, que funciona como boca e ânus. Nesse grupo estão as águas-vivas, hidras e corais.



2.    Anelídeos: são animais que possuem o corpo segmentado em anéis. Podem ser encontrados tanto ambientes úmidos, como em águas doces e salgadas. Exemplos: minhocas, sanguessugas e vermes que vivem no mar.



3.    Platelmintos: mais conhecido como vermes, esses animais apresentam corpo com formato achatado. A maioria vive como parasitas (de mamíferos principalmente) ou livremente e possuem gânglios nervosos. Exemplos: esquistossomos, tênias e planárias.



4.    Nematelmintos: são animais que vivem na terra ou nas águas do mar. Possuem corpo com formato cilíndrico e segmentado. Apresentam sistema digestivo completo e não tem sistema circulatório. Essa espécie costuma parasitar em outros animais. Exemplos: ancilóstomo e áscaris lumbricoides.



5.    Artrópodes: vivem em ambientes terrestres ou aquáticos. Tem esqueleto rígido composto por quitina. Seu corpo é formado por cabeça, tórax e abdome. Sua forma, cor e tamanho variam de acordo com as espécies. A maioria desses animais respiram pelo sistema um sistema das traqueias. Exemplos: insetos, centopeias, aranhas, escorpiões, piolho de cobra e crustáceos.



6.    Moluscos: a estrutura corporal desses animais é mole. Habitam em locais terrestres ou aquáticos, pode ser água doce e salgada. Os moluscos que vivem na terra respiram através da pele, já os aquáticos respiram por meio dos brônquios. Exemplos: ostras, lulas, caramujos, polvos e lesmas.



7.    Equinodermos. Os equinodermos são animais marinhos que possuem um exoesqueleto calcário e um sistema ambulacral, que trabalha especificamente na locomoção desses animais . Os equinodermos também possuem a chamada simetria pentarradial, isto significa que seus corpos têm cinco lados exatos. Os principais exemplos são as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar.