quinta-feira, 27 de junho de 2013

ORGANOLOGIA VEGETAL

AS FOLHAS

As folhas são os órgãos das plantas especializados na captação da luz e das  trocas gasosas com a atmosfera. É nas folhas que ocorrem a maior parte da fotossíntese e respiração.
Desenvolvem-se a partir dos primórdios foliares, que se formam dos meristemas apicais do caule durante o crescimento em extensão da planta. Não tem crescimento secundário como o caule e sim diferenciação foliar para captar a energia solar.
A forma das folhas, assim como a disposição de seus tecidos varia de espécie para espécie, refletindo as adaptações aos diferentes tipos de ambientes.
Tipos mais comuns de folhas possuem bainha pecíolo e limbo


Limbo: parte achatada da folha, ou seja, a lâmina. Na  sua superfície encontram-se os estômatos pequenos orifícios, visíveis somente ao microscópio. Esses orifícios são responsáveis pelas trocas gasosas  com o meio ambiente. No limbo de uma folha, estão as nervuras que contêm os vasos condutores de seiva bruta e seiva elaborada.
- Pecíolo: é a haste que prende a folha ao caule e ao ramo.
- Bainha: é a parte mais dilatada da base do pecíolo, por onde a folha se prende ao caule.
- Estípulas: formações geralmente duplas e pontiagudas que ficam junto a base da folha
Obs.: Em algumas plantas as estípulas podem ser transformadas em espinhos.
- Nervuras: encerram os vasos condutores e podem ser:
• Paralelinérveas: possuem nervuras paralelas, características das monocotiledôneas.

• Peninérveas: uma nervura mediana da qual saem ramificações, características das dicotiledôneas.

Morfologia interna das folhas
Se observarmos uma folha em corte transversal percebemos as seguintes estruturas:
Epiderme superior: revestimento e proteção
Parênquimas clorofilianos paliçádicos: Fotossíntese.
Parênquimas clorofilianos lacunosos: fotossíntese mais arejamento
Epiderme inferior: revestimento e proteção.
As funções da folha
As folhas realizam, principalmente, as funções de fotossíntese, transpiração e respiração.
A Fotossíntese

No processo  fotossintético, os vegetais produzem  as substâncias orgânicas nutritivas de que necessitam para sua sobrevivência. Utilizam, para isso, água, sais minerais, gás carbônico e a energia solar. Essas substâncias  são denominadas de seivas orgânicas.  O principal componente é a água e a glicose, e são transportadas através dos vasos floemáticos  do caule para as demais partes do vegetal, onde serão consumidas ou armazenadas.
A clorofila, pigmento verde, existente  nos cloroplastos, absorve a energia luminosa necessária para que a água, absorvida pelas raízes e o gás carbônico absorvidos do ar  possam ser transformados em glicose. Por isso, as folhas da planta estão sempre dispostas da melhor forma possível para que recebam bastante luz do Sol. Durante a fotossíntese ocorre também a formação de oxigênio, que é liberado para o meio ambiente.
Transpiração
A transpiração é um mecanismo através do qual a planta perde água na forma de vapor, permitindo um controle de temperatura. Ao evaporar, a água retira calor da superfície da folha, refrescando-a.
Devido à transpiração surge na folha uma força de sucção, provocando a subida da seiva bruta. Á medida que a água é perdida por transpiração, a folha retira água do caule e este, por sua vez, a retira das raízes, forçando-as a absorverem seiva bruta do solo.
Com isso, forma-se uma coluna contínua de água no interior do caule, desde as raízes até as folhas.
Fatores que afetam a transpiração
Iluminação: A transpiração está intensamente relacionada com a abertura dos estômatos. Como eles se abrem ao amanhecer, a taxa de transpiração também aumenta com o decorrer do dia, atingindo seu máximo no final da manhã ou início da tarde, diminuindo até ficar com uma taxa baixa, durante o período noturno, quando os estômatos estão fechados.
Umidade relativa do ar: Quando a umidade relativa do ar é baixa, a transpiração tende a aumentar por conta do gradiente de potencial de água formado.
Temperatura: Em condições ideais de água, se a temperatura aumentar, pode-se observar um aumento na transpiração, pois a temperatura causa um efeito sobre o potencial de água.
Água disponível no solo: Os estômatos normalmente se fecham quando há pouca água no solo, diminuindo a absorção e a transpiração, para evitar a desidratação.
Vento: O movimento do ar (vento) sobre a folha retira o vapor de água presente na superfície, promovendo o aumento da transpiração. No entanto se o vento for muito forte os estômatos de fecham.
Estômatos

Estômatos: É a mais importante variação da epiderme, pois regula as trocas gasosas entre o vegetal e o meio externo.
 São formados por duas células epidérmicas  nucleadas e clorofiladas, entre elas há  um orifício denominados de ostíolos  que controlam a transpiração e as trocas gasosas da planta com o ambiente. A abertura e o fechamento dos estômatos são controlados por diversos fatores ambientais, sendo o principal deles a água.
Se no ambiente houver quantidade de água suficiente, as células dos estômatos absorvem mais água das células vizinhas, aumentam de tamanho e forçam a abertura do orifício central. Dessa forma, os estômatos permanecem abertos e a planta perde vapor d'água. Quando o ambiente se torna seco, as células dos estômatos diminuem de tamanho e então o orifício central se fecha, impedindo a perda de água por transpiração.
A folha é o principal órgão de respiração das plantas, devido à presença dos estômatos, mas outros órgãos também respiram, como as raízes, por exemplo.
Respiração


A respiração é um processo inverso ao da fotossíntese. No entanto, enquanto a respiração ocorre dia e noite sem parar, a fotossíntese só acontece em presença da luz. Portanto, durante a noite, quando a fotossíntese é interrompida, as plantas continuam respirando.

Como todos os outros seres vivos, as plantas necessitam de energia para crescer, repor as partes perdidas e realizar outras atividades. É através da respiração que essa energia é conseguida. Todas as células vivas de uma planta respiram.

Para realizarem a respiração, as células precisam do oxigênio presente no ambiente em que as plantas se encontram e da glicose produzida no processo da fotossíntese. Com isso, elas produzem a energia necessária para a realização de todas as suas atividades. No final desse processo, forma-se gás carbônico, que é liberado para o ambiente.

Tipos de folhas