segunda-feira, 1 de julho de 2013

A FORMAÇÃO DOS TECIDOS EMBRIONÁRIOS E A SEMENTE

A SEMENTE E FORMAÇÃO DOS TECIDOS EMBRIONÁRIOS

O conjunto de processos que levam um organismo multicelular a atingir o tamanho e a forma típica de sua espécie constitui o desenvolvimento.
Na maioria das plantas vasculares, o desenvolvimento origina um organismo constituído por três partes básicas: Raiz caule e folhas.
A organização básica do corpo de uma planta se estabelece ainda na semente.
Imediatamente após a fecundação, o zigoto passa a se dividir por mitoses sucessivas e cresce, alimentando-se das reservas nutritivas acumuladas nos tecidos e óvulos.
As células com essas características são denominadas de células meristemáticas.
As primeiras divisões celulares do desenvolvimento embrionário transformam o zigoto em um conjunto de células.


Essas células passam a se dividir transversalmente, formando em uma extremidade um suspensor e na outra extremidade o embrião da planta.
Neste bloco se diferenciam os meristemas apicais e os cotilédones.
À medida que ocorrem novas divisões,  as células mais velhas passam a se diferenciar nos primeiros tecidos que são:
Protoderme, meristema fundamental e procâmbio.

Protoderme – É a camada de células que reveste externamente o embrião e que dá origem a epiderme, o primeiro tecido de revestimento da planta.
Meristema fundamental – Tecido logo abaixo da protoderme que forma o cilindro central da planta.
Procâmbio – Tecido que dará origem aos tecidos de condução, xilema e floema.

A SEMENTE

A semente é o óvulo maduro fecundado e desenvolvido  e é formada de 3 partes:
  • O embrião
  • O endosperma (às vezes ausente)
  • A casca ( tegumento)
Funções
 PROTEÇÃO AO EMBRIÃO
Contra insetos, micro-organismos, dissecação, etc.

Dispersão

Depois que as sementes amadurecem, passam por um estado de dormência. Durante esse período, as sementes não germinam, mas são dispersas pela planta-mãe, ou outro tipo de agente,  aumentando assim  a possibilidade de algumas caírem em áreas adequadas ao seu crescimento.
A Dispersão das sementes ocorre de várias formas.
Em alguns casos, o fruto cai no chão e as sementes germinam próximas à planta-mãe. Em outros, as sementes são dispersas quando o fruto se rompe, depois de secar. O rompimento pode espalhar as sementes a metros de distância.
No entanto, a maior parte das sementes apresenta características que possibilitam seu transporte pelo vento por longas distâncias (dispersão anemocórica), pelos animais (zoocórica), pela água (hidrocórica) ou pelos seres humanos.
RESERVA
As reservas podem ser:
  • Amido (feijão)
  • Óleo (amendoim)
  • Proteína (soja)
  •  
CLASSIFICAÇÃO DAS SEMENTES
Os botânicos classificam as sementes em dois grupos principais: as sementes encerradas e as sementes nuas.
As Sementes Encerradas são produzidas pelas angiospermas. Os óvulos encontram-se dentro do ovário, uma estrutura que existe no interior da flor. À medida que a semente amadurece, o ovário expande-se e forma o fruto, que protege a semente em desenvolvimento.
Podem ser: Monocotilédones ou dicotilédones


As Sementes Nuas são produzidas pelas gimnospermas. Essas árvores e arbustos produzem óvulos na superfície superior das escamas que formam os cones.
GERMINAÇÃO DA SEMENTE

Após a diferenciação dos três primeiros meristemas, protoderme, meristema fundamental e protoderme. O ritmo do desenvolvimento do embrião diminui sensivelmente no interior da semente que acumula em seu interior o embrião e o alimento da semente, o endosperma.
Nas extremidades do embrião encontramos:
O primórdio da raiz
O primórdio do caule, o eixo epicólito-hipocólito.



A embebição é o primeiro passo para a germinação, com consequente aumento de volume interno e rompimento do tegumento, permitindo o crescimento do embrião para o meio exterior.
A raiz primária penetra na terra, por geotropismo positivo enquanto, no outro extremo, outro eixo se desenvolve, geralmente por geotropismo negativo originando o caule e as folhas.

FONTES DE PESQUISAS
AMABES E GOOGLE



Nenhum comentário:

Postar um comentário